Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

25/11– Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue

  • Publicado: Segunda, 27 de Novembro de 2017, 08h57
  • Acessos: 153

Doação de sangue é o processo pelo qual um doador voluntário tem seu sangue coletado para armazenamento em um banco de sangue ou hemocentro para uso subsequente em transfusões de sangue.

O sangue é um composto de células que cumprem funções como levar oxigênio a cada parte do nosso corpo, defender nosso organismo contra infecções e participar na coagulação. Não existe nada que substitua o sangue.

A quantidade de sangue retirada não afeta a sua saúde porque a recuperação é imediatamente após a doação. Uma pessoa adulta tem em média cinco litros de sangue e em uma doação são coletados no máximo 450ml de sangue. É pouco para você e muito para quem precisa! Você passará por uma entrevista que tem o objetivo de dar maior segurança para você e aos pacientes que receberão o seu sangue. Seja sincero ao responder as perguntas!

Todo sangue doado é separado em diferentes componentes (hemácias, plaquetas e plasma) e assim poderá beneficiar mais de um paciente com apenas uma unidade coletada. Os componentes são distribuídos para os hospitais para atender aos casos de emergência e aos pacientes internados.

Data instituída pelo Decreto nº 53.988/1.964
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/1950-1969/D53988.htm

Fontes:

Biblioteca Virtual em Saúde do MS. Dicas em Saúde http://bvsms.saude.gov.br/dicas-em-saude/2060-doacao-de-sangue

Fundação Hemocentro de Brasília http://www.inca.gov.br/conteudo_view.asp?id=2013

registrado em:
Fim do conteúdo da página