20/10 – Dia Mundial e Nacional da Osteoporose


A campanha é dedicada à conscientização da prevenção, do diagnóstico e do tratamento da osteoporose. A data visa tornar a prevenção da osteoporose e das fraturas uma prioridade global de saúde, alcançando profissionais de saúde, mídia, formuladores de políticas, pacientes e o público em geral. Em 2019, a campanha mundial traz o tema “ISSO É OSTEOPOROSE”, enfatizando a ligação direta entre osteoporose e fraturas e o sério impacto provocado na vida das pessoas em termos de dor, incapacidades, independência perdida e impossibilidade de realizar tarefas da vida cotidiana.

A osteoporose é caracterizada pela diminuição da massa muscular e afeta, principalmente, homens acima de 70 anos e mulheres com mais de 65 anos. Os principais tipos de osteoporose são: pós–menopausa, senil (mais frequente em pessoas acima de 70 anos) e secundária, decorrente de outras doenças, como doença renal crônica, ou do uso de medicamentos, como corticoides.

Algumas orientações da campanha:

– uma primeira fratura aumenta em até cinco vezes o risco de uma nova fratura;
– o principal exame a ser realizado é a densitometria óssea. Caso o paciente apresente fatores de risco, o exame pode ser feito a partir dos 50 anos;
– coluna, antebraço e fêmur são os locais mais comuns de fratura;
– fatores de risco: menopausa, tabagismo, consumo de bebidas alcoólicas, baixa ingestão de cálcio, de vitamina D e falta de exposição ao sol.

Prevenção:

– aumentar a ingestão de cálcio através do consumo de leite e de seus derivados;
– expor-se ao sol ajuda a manter adequados os níveis de vitamina D;
– praticar atividades físicas regularmente fortalece os músculos e melhora o equilíbrio, evitando quedas;
– evitar o consumo de álcool e de fumo;
– evitar o consumo excessivo de sal;
– utilizar os medicamentos prescritos pelo médico a fim de recuperar a massa óssea perdida e diminuir o risco de fraturas;
– evitar quedas:
— com a adequada iluminação dos ambientes;
— retirando tapetes e outros objetos do chão;
— instalando barras de apoio no banheiro.


Fontes:

International Osteoporosis Foundation

Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia

Sociedade Brasileira de Reumatologia