Dente do siso (dente serotino ou terceiro molar)


Os dentes sisos (terceiros molares) são os últimos dentes a se formarem em nossas bocas. Temos 4 dentes sisos, 2 superiores e 2 inferiores que nascem de forma aleatória, e ficam localizados atrás de todos os outros dentes, no término das arcadas dentárias em ambos os lados.

O dente completa a sua formação entre as idades de 15-25 anos, variando de paciente para paciente, por isso, nem sempre encontram espaço suficiente para sua erupção e podem trazer uma série de problemas indesejáveis para a saúde bucal. Muitas vezes, os dentes do siso ficam presos ou encaixados no osso ou simplesmente não saem. Isto pode causar sobreposição ou deslocamento de outros dentes ou levar ao desenvolvimento de cárie dentária localizada. Se o dente erupcionar parcialmente ele pode vir a gerar um quadro infeccioso inflamatório, que é conhecido por pericoronarite, gerando muita dor, inchaço facial, inchaço na gengiva, mau odor e irritação local. Além de todos estes itens, estes dentes ainda podem ser responsáveis por fortes dores faciais e enxaquecas por comprimir os feixes nervosos, dependendo da sua posição dentro dos ossos maxilares.

Se a partir dos 17 anos de idade tais dentes ainda não tiverem dado sinais de erupção, é necessário procurar o dentista para uma cuidadosa avaliação, e estando indicada a cirurgia de extração, esta deve ser realizada por cirurgião-dentista bucomaxilofacial habilitado e em ambiente cirúrgico.

Por que temos dentes sisos?

Na época pré-histórica, os humanos tinham mandíbulas enormes (e fortes) e esses dentes ajudavam na mastigação de alimentos duros, como carne crua e plantas. Então, os terceiros molares eram necessários e tinham bastante espaço para erupcionar. Avançando através da evolução, temos um dilema: o tamanho da mandíbula do homem moderno, uma melhor saúde dental e a não necessidade de mastigar alimentos tão resistentes torna menos provável para os dentes do siso erupcionarem e entrarem em uma posição funcional.

IMPORTANTE: Somente médicos e cirurgiões-dentistas devidamente habilitados podem diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. As informações disponíveis em Dicas em Saúde possuem apenas caráter educativo.

Dica elaborada em outubro de 2.018

Fontes:

Associação Brasileira de Odontologia
Conselho Regional de Odontologia de São Paulo
Hospital Infantil Sabará
Instituto Mário Romañach
Saúde e Bem-Estar Portugal
Sindicato dos Professores do Estado de Goiás