Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > O que é a BVS
Início do conteúdo da página

O que é a BVS

Publicado: Terça, 16 de Setembro de 2014, 11h05 | Acessos: 30567

A Biblioteca Virtual em Saúde – BVS MS, disponível na internet desde 2001, é uma divisão da Biblioteca do Ministério da Saúde, responsável pela veiculação do site da BVS MS, no qual são publicadas as informações bibliográficas produzidas pelo Ministério da Saúde, bem como informações gerais na área de ciências da saúde. Como as publicações do MS não são comercializadas, a BVS MS torna-se o principal canal de acesso para essa produção.

Propósitos

Reunir, organizar e disseminar informações em saúde, com ênfase na produção institucional; contribuir para a divulgação da informação em saúde e estimular sua utilização por parte dos governos, dos representantes dos sistemas de saúde, das instituições de ensino, investigação e pesquisa, dos profissionais de saúde e do cidadão em geral.

O que está disponível?

Por meio do site estão disponíveis bases de dados bibliográficas referenciais e de texto completo para pesquisa ao acervo físico e digital de livros, cartilhas, manuais, revistas, cartazes, fôlderes, políticas, programas nacionais, legislação, além de outros serviços. É possível, ainda, acessar bases de dados internacionais, como Medline e Lilacs, dentre outras.

Como atua?

A BVS MS atua de forma cooperativa na Rede de Centros Cooperantes da BVS América Latina e Caribe. Segue o Modelo da BVS proposto pela  BIREME/OPAS/OMS, amparado por metodologias e tecnologias próprias e abertas para uso e adoção livres, seguindo padrões de arquitetura da informação, acessibilidade e responsividade, de forma integrada com os demais participantes da Rede BVS. A Rede é visualizada como a base distribuída do conhecimento científico e técnico em saúde registrado, organizado e armazenado em formato eletrônico nos países da Região, acessíveis de forma universal na internet de modo compatível com bases de dados internacionais.

registrado em:
Fim do conteúdo da página