Vacina contra HPV já está disponível para meninas de 9 a 11 anos


Luana e sua filha Priscila de 9 anos. Foto: Arquivo PessoalDesde o início de março, a vacina contra o Papiloma Vírus Humano (HPV), usada na prevenção do câncer do colo do útero, já está disponível pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para meninas de 9 a 11 anos. A expectativa do Ministério da Saúde é vacinar 4,94 milhões de meninas em 2015, que, junto com o grupo de adolescentes de 11 a 13 anos vacinadas no ano passado, podem ser a primeira geração praticamente livre do risco de morrer do câncer do colo do útero.

A meta é vacinar, em parceria com as secretarias estaduais e municipais da saúde, 80% do público-alvo. Os pais podem checar se o município onde residem realizará vacinação nas escolas. As secretarias municipais de saúde foram orientadas a programar a vacinação nas escolas públicas e privadas, que aplicarão a vacina por profissionais de saúde em ambiente seguro e adequado.

A administradora Luana Pinheiro Barbosa, mãe da Patrícia Pinheiro Barbosa Onghero, de nove anos, conta que a filha recebeu o aviso na escola sobre as novas datas de vacinação. “Os professores conversaram na escola com as alunas e ela veio me contar que ia ter vacinação. Criança nessa idade já sabe, vê na internet, na televisão. Ela chegou da escola bem feliz falando que quer tomar a vacina, porque ela sabe que é para prevenir de uma doença que ela pode pegar e tem que tomar pra se cuidar. Eu ainda não converso com ela sobre relações sexuais, mas ela sabe que é para prevenir de uma doença”, relata.

Caso a escola não esteja participando da estratégia de vacinação, a adolescente poderá receber a dose em uma das 36 mil salas de vacina da rede pública de saúde. Para tomar a vacina, basta apresentar o cartão de vacinação e o documento de identificação. Cada adolescente deverá tomar três doses para completar a proteção. A segunda deve ser tomada seis meses depois, e a terceira, cinco anos após a primeira dose. Em 2015 serão vacinadas as meninas de 9 a 11 anos e, a partir de 2016, serão vacinadas as meninas que completam 9 anos de idade.

O vírus HPV é a principal causa do câncer do colo de útero, o terceiro tipo mais frequente entre as mulheres, atrás apenas do câncer de mama e de cólon e reto. Por isso, a incorporação da vacina no calendário nacional tem o objetivo de prevenir o câncer do colo do útero. Com a disponibilização da vacina no SUS, espera-se a redução da incidência e da mortalidade por esta doença grave, que se caracteriza pelo crescimento anormal de células do colo do útero. Cerca de metade das mulheres diagnosticadas com câncer de colo do útero tem entre 35 e 55 anos de idade. Muitas provavelmente foram expostas ao HPV na adolescência ou na faixa dos 20 anos de idade.

“Se tivesse essa vacina na minha época, seria muito bom. Eu aprovo bastante o governo estar fazendo essa campanha, tanto nas escolas, como na televisão, panfleto, internet. Eu acho muito importante tudo que é voltado para saúde, melhora e cuidado”, afirma Luana Pinheiro.

Uma das novidades da campanha de vacinação de 2015 é a inclusão de 33,5 mil mulheres de 9 a 26 anos que vivem com HIV, e têm probabilidade cinco vezes maior de desenvolver câncer no colo do útero do que a população em geral. O número de mortes pela doença no país aumentou 28,6% em 10 anos, passando de 4.091 óbitos, em 2002, para 5.264, em 2012, de acordo com o Atlas de Mortalidade por Câncer no Brasil, publicação do Ministério da Saúde e do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

É importante ressaltar que a imunização não substitui a realização do exame preventivo e nem o uso do preservativo nas relações sexuais. O Ministério da Saúde orienta que mulheres na faixa etária dos 25 aos 64 anos façam o exame preventivo, o Papanicolau, a cada três anos, após dois exames anuais consecutivos negativos.

Fonte: Ana Beatriz Magalhães / Blog da Saúde