Primeira capacitação do Sistema de Gerenciamento de Bibliotecas da Rede BiblioSUS será em Belo Horizonte


O treinamento tem como público-alvo bibliotecários da Rede de Bibliotecas e Unidades de Informação Cooperantes da Saúde (Rede BiblioSUS) que contribuem ou se interessam em contribuir com a base de dados Coleção Nacional das Fontes de Informação do SUS (ColecionaSUS). Ocorrerá de 28 a 31 de agosto de 2017, das 9h às 18h, na Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte. A equipe da empresa Solis realizará o curso em parceria com o Ministério da Saúde e com o apoio da UFMG.

O Sistema de Gerenciamento da Rede BiblioSUS é um software capaz de automatizar todos os processos internos de uma biblioteca, além de ser integrado às bases de dados ColecionaSUS, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Descritores em Ciências da Saúde (DeCS). Ele será disponibilizado pela Coordenação de Disseminação da Informação do Ministério da Saúde (CODINF) aos Centros Cooperantes da Rede BiblioSUS.

A instituição que indexar seu acervo utilizando o sistema já o estará inserindo nas bases integradas (caso sejam atendidos os pré-requisitos de cada uma). Assim, o acesso livre à informação em saúde será ampliado com a oferta de ferramenta para organização, seleção e indexação dos acervos nessas bases de dados, que ficam disponíveis para pesquisa na Rede BVS (Biblioteca Virtual em Saúde).

As vagas para a capacitação são limitadas e as despesas de deslocamento, hospedagem e alimentação deverão ser custeadas pela instituição a qual o bibliotecário pertença. É possível solicitar a participação no curso até o dia 23 de agosto, por meio do e-mail bibliotecas.sus@saude.gov.br. Essa primeira capacitação destina-se aos técnicos de instituições da Rede BiblioSUS da região sudeste do Brasil, estando programadas outras tuurmas para as demais regiões do país. 

Saiba mais sobre a base dados Coleciona SUS

A ColecionaSUS foi criada em 2005 para ser um repositório da produção intelectual do SUS. A expectativa é que os Centros Colaboradores da Rede BiblioSUS possam inserir a bibliografia em saúde produzida localmente nessa base. Para a disseminação da informação online fidedigna em saúde, com recuperação ágil, é imprescindível sua organização de forma automatizada. Assim, o sistema gerenciador deverá operar de forma integrada e cooperativa, ampliando o repositório do SUS para disseminação com amplo acesso aberto.