“Mudar para Viver Mais e Melhor” é o tema deste 11/10, Dia Nacional de Prevenção da Obesidade 2017


A obesidade é o acúmulo de gordura no corpo causado quase sempre por um consumo de energia na alimentação, superior àquela usada pelo organismo para sua manutenção e realização das atividades do dia-a-dia. Ou seja: a ingestão alimentar é maior que o gasto energético correspondente. Pessoas obesas têm maior probabilidade de desenvolver doenças como pressão alta, diabetes, problemas nas articulações, dificuldades respiratórias, gota, pedras na vesícula e até algumas formas de câncer. O excesso de peso pode estar ligado ao patrimônio genético da pessoa, a maus hábitos alimentares ou, por exemplo, a disfunções endócrinas.

A obesidade é um dos maiores problemas de saúde atualmente e para o futuro. E o alerta é que crianças obesas poderão vir a ser adultos obesos, com maior probabilidade de desenvolver diabetes, doença cardíaca, altas taxas de câncer e outros problemas de saúde.

A data foi instituída pela Lei nº 11.721/2.008 com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da prevenção da obesidade.

 

Fontes:

Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica

Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM)