Portal de Boas Práticas em Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente completa um ano


O Portal foi criado pelo Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) visando atingir sua atuação nacional no âmbito da geração e difusão de conhecimentos para a implantação de políticas e programas de saúde, baseados no cenário demográfico e epidemiológico e na melhor evidência científica disponível.

Essa importante estratégia de disseminação do conhecimento, única no seu segmento em âmbito nacional, tem permitido a melhoria do cuidado, sendo reconhecida por profissionais e gestores do Ministério da Saúde (MS) e de secretariais municipais e estaduais de saúde de todo o país. Isso vem acontecendo, especialmente, nas ações voltadas para maternidades consideradas prioritárias tanto pelos indicadores neonatais de seus estados, quanto pelo papel na formação profissional como hospitais universitários ou de ensino.

Organizado em quatro eixos de atenção – Mulheres, Recém-Nascido, Criança e Adolescente (os dois últimos ainda em fase de elaboração) –, o Portal oferece conteúdo sistematizado por especialistas e disponível em diversos formatos, como apresentação de slides e vídeos curtos, todos com links para as referências citadas. Esse material tem sido principalmente em atividades de educação permanente e de formação profissional em diferentes unidades do Sistema Único de Saúde (SUS), contribuindo para a revisão de processos clínicos norteados pelas boas práticas.

Fonte:

Agência Fiocruz de Notícias