OMS lança nova estratégia mundial para controle da influenza (gripe)


A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou nesta segunda-feira (11/3) uma estratégia global de controle da influenza (gripe) para o período 2019-2030. A nova estratégia busca prevenir a influenza sazonal, controlar a disseminação da gripe dos animais para os seres humanos e se preparar para a próxima pandemia de influenza.

“A ameaça da gripe pandêmica está sempre presente”, disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus. “O risco contínuo de um novo vírus da influenza transmitindo de animais para humanos e potencialmente causando uma pandemia é real. A questão não é se teremos outra pandemia, mas quando. Precisamos estar vigilantes e preparados – o custo de um grande surto de gripe superará em muito o preço da prevenção”.

A influenza continua sendo um dos maiores desafios de saúde pública do mundo. A cada ano, no mundo, estima-se que haja um bilhão de casos, dos quais de três a cinco milhões são casos graves, resultando em 290 mil a 650 mil mortes por doenças respiratórias relacionadas à influenza. A OMS recomenda a vacinação anual contra a gripe como a maneira mais eficaz de preveni-la. A vacinação é especialmente importante para as pessoas com maior risco de complicações graves causadas pela influenza e para os profissionais de saúde.

A nova estratégia é a mais abrangente e de maior alcance que a OMS já desenvolveu para a gripe. Delineia um caminho para proteger as populações todos os anos e ajuda a preparação para uma pandemia por meio do fortalecimento dos programas de rotina.

Tem dois objetivos: o primeiro é construir nos países capacidades mais fortes de vigilância e resposta a doenças, prevenção e controle, bem como preparação. Para alcançar isso, faz um chamado para que todos os países tenham um programa de influenza adaptado, que contribua para a preparação nacional e global, assim como para a segurança da saúde. O segundo é desenvolver melhores ferramentas para prevenir, detectar, controlar e tratar a gripe, a exemplo de vacinas, antivirais e tratamentos mais eficazes, com o objetivo de torná-los acessíveis a todos os países.

Por meio da implementação da nova estratégia global da OMS de controle da influenza, o mundo estará mais perto de reduzir o impacto da gripe a cada ano e estar mais preparado para uma pandemia e outras emergências de saúde pública.

Fonte:

Organização Panamericana da Saúde