10/10 – Dia Mundial da Saúde Mental 2019: “Trabalhando juntos para prevenir o suicídio”


O comportamento suicida existe ao longo da história da humanidade, mas, devido a vários fatores complexos, aumentou gradualmente em todas as partes do mundo e, nas últimas décadas, atingiu níveis estatísticos alarmantes. O objetivo de tornar a prevenção do suicídio o tema do Dia Mundial da Saúde Mental em 2019 é atrair a atenção dos governos para que a questão possa ter prioridade nas agendas de saúde pública em todo o mundo.

O suicídio e o comportamento suicida não fatal são os principais problemas de saúde pública em todo o mundo. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que aproximadamente um milhão de pessoas em todo o mundo morrem por suicídio a cada ano. O número de vidas perdidas por suicídio, anualmente, excede o número de mortes por homicídio e guerra combinados. Tentativas de suicídio e ideação suicida são extremamente comuns: por exemplo, o número de tentativas (de suicídio) é até 20 vezes o número de mortes por suicídio. A cada 40 segundos uma pessoa morre por suicídio no mundo.

O Dia Mundial da Saúde Mental é uma data para alertar a todos sobre a necessidade de se unir esforços para melhorar a saúde mental das pessoas ao redor do mundo, aumentar a conscientização sobre o aumento dos casos de suicídio e o papel que cada um de nós pode desempenhar para ajudar a evitá-lo. Em 2019, além dos eventos e das atividades que acontecem localmente, a Organização Mundial da Saúde e a Federação Mundial para a Saúde Mental, convidam para “40 segundos de ação” – uma oportunidade para mostrar que nos importamos!

Em 40 segundos é possível:

– conversar com alguém em quem confie, sobre como está se sentindo;
– perguntar como está algum conhecido que perdeu um ente querido por suicídio;
– divulgar estatísticas, entrevistas e artigos sobre suicídio;
– transmitir uma mensagem sobre problemas de saúde mental ou prevenção do suicídio;
– formular uma mensagem positiva aos funcionários sobre recursos disponíveis no local de trabalho ou na comunidade para lidar com sofrimento mental;
– gravar um áudio ou um vídeo para os empregadores, pedindo que previnam o suicídio e promovam a saúde mental;
– divulgar para o grande público (mídia social, televisão, rádio), histórias e mensagens sobre saúde mental;
– divulgar as políticas públicas adotadas pelos órgãos governamentais para promover saúde mental e prevenção do suicídio.

Confira bibliografia selecionada na Biblioteca Virtual em Saúde


Fontes:

International Association for Suicide Prevention

World Federation for Mental Health

World Health Organization