11/10 – Dia Mundial da Obesidade e Dia Nacional de Prevenção da Obesidade


A campanha mundial traz o tema “Fim do Estigma do Peso”. Para o Dia Nacional, a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) manteve o tema de 2018, “Obesidade Eu Trato com Respeito”. O foco principal, promovido pela SBEM, é divulgar a importância do tratamento e do acompanhamento da obesidade por profissionais capacitados.

O Dia Nacional de Prevenção da Obesidade foi instituído pela Lei nº 11.721/2.008, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da prevenção da obesidade.

É fundamental aumentar a conscientização sobre prevalência, gravidade e diversidade do estigma do peso. Os retratos da obesidade na mídia frequentemente reforçam estereótipos imprecisos e negativos sobre pessoas obesas, o que pode levar ao estigma do peso. As campanhas pedem uma movimentação para acabar com o uso de linguagem ou imagens estigmatizantes e comecem a retratar a obesidade de maneira justa, precisa e informativa.

A obesidade é o acúmulo de gordura no corpo causado quase sempre por um consumo de energia na alimentação, superior àquela usada pelo organismo para sua manutenção e realização das atividades do dia-a-dia. Ou seja: a ingestão alimentar é maior que o gasto energético correspondente.

É uma doença crônica que tende a piorar com o passar dos anos, caso o paciente não seja submetido a um tratamento adequado e contínuo. Além de reduzir a qualidade de vida, pode predispor a doenças como diabetes, doenças cardiovasculares, asma, gordura no fígado e até alguns tipos de câncer. A Organização Mundial da Saúde (OMS), inclusive, aponta a obesidade como um dos maiores problemas de saúde pública no mundo.

Mensagem da SBEM:

– quando a gordura se instala entre os órgãos do abdômen e provoca aumento no tamanho da barriga, é perigosa e precisa ser combatida;
– as crianças devem fazer uma hora de atividade física, de moderada a intensa, todos os dias;
– o consumo de alimentos ultraprocessados, ricos em gordura e açúcar, não deve fazer parte da rotina alimentar.

Preocupação mundial

A preocupação com o aumento da obesidade infantil vem chamando a atenção do mundo e, para divulgar informações sobre o tamanho do problema, a World Obesity Federation publicou o Atlas Global sobre Obesidade Infantil. O documento mostra que nenhum país tem mais de 50% de chance de atingir sua meta de combater a obesidade infantil.

 

Fontes:

Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica
Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia
World Obesity Federation